segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

NOSSAS MURALHAS


Muitos de nossos comportamentos e atitudes são automáticos. Às vezes não pensamos muito em fazer ou dizer certas coisas. Nosso inconsciente é hábil em armazenar emoções e pensamentos que de alguma maneira moldam nossos comportamentos e atitudes diante das pessoas e situações na vida.Esses pensamentos poderão estar carregados de programas negativos e de experiências que para nós foram desprazerosas. Essas programações inconscientes agem como muralhas em forma de sentimentos defensivos, atitudes de recuo e crenças limitadoras diante das situações que muitas vezes são de oportunidades.

Devido a esses bloqueios nossa percepção e sentimentos assimilam as oportunidades promissoras como “algo que NÃO vai dar certo”, ou seja, há uma predominância de sentimentos de negação.
Até os nossos oito anos de idade recebemos 100.000 (cem mil) NÃOS e que para cada elogio somos bombardeados com nove repreensões. Essa pesquisa comprovou que as palavras quando dirigidas negativamente propõem padrões de comportamentos que comprometem nosso bem estar e felicidade.
Quando crianças, nossos filtros de percepção, discernimento e julgamentos de valores, não estão desenvolvidos o suficiente para que possamos avaliar o que é adequado ou não. Esses esquemas mentais em nosso sistema de desenvolvimento não estão suficientemente alicerçados. Esse é o motivo das palavras dirigidas a uma criança, que há e que está por trás das situações e sensações de “peso” e desprazer que sentimos sem saber o porque.


Nenhum comentário: