quinta-feira, 4 de junho de 2009

A OPINIÃO DOS OUTROS

Você se importa com a opinião que os outros têm a seu respeito?Se a sua resposta for não, então você é uma pessoa que sabe de si mesma. Que se conhece. É auto-suficiente.No entanto, se a opinião dos outros sobre você é decisiva, vamos pensar um pouco sobre o quanto isso pode lhe ser prejudicial.O primeiro sintoma de alguém que está sob o jugo da opinião alheia, é a dependência de elogios.Se ninguém disser que o seu cabelo, a sua roupa, ou outro detalhe qualquer está bem, a pessoa não se sente segura.Se alguém lhe diz que está com aparência de doente, a pessoa se sente amolentada e logo procura um médico.Se ouve alguém dizer que está gorda, desesperadamente tenta diminuir peso.Mas se disserem que é bonita, inteligente, esperta, ela também acredita.Se lhe dizem que é feia, a pessoa se desespera. Principalmente se não tem condições de reparar a suposta feiúra com cirurgia plástica.Existem pessoas que ficam o tempo todo à procura de alguém que lhes diga algo que as faça se sentir seguras, mesmo que esse alguém não as conheça bem.Há pessoas que dependem da opinião alheia e se infelicitam na tentativa de agradar sempre.São mulheres que aumentam ou diminuem seios, lábios, bochechas, nariz, para agradar seu pretendido. Como se isso fosse garantir o seu amor.São homens que fazem implante de cabelo, modificam dentes, queixo, nariz, malham até à exaustão, para impressionar a sua eleita.
E, quando essas pessoas, inseguras e dependentes, não encontram ninguém que as elogie, que lhes diga o que desejam ouvir, se infelicitam e, não raro, caem em depressão.Não se dão conta de que a opinião dos outros é superficial e leviana, pois geralmente não conhecem as pessoas das quais falam.Para que você seja realmente feliz, aprenda a se conhecer e a se aceitar como você é.Não acredite em tudo o que falam a seu respeito. Não se deixe impressionar com falsos elogios, nem com críticas infundadas.Seja você. Descubra o que tem de bom em sua intimidade e valorize-se.Ninguém melhor do que você para saber o que se passa na sua alma.Procure estar bem com a sua consciência, sem neurose de querer agradar os outros, pois os outros nem sempre dão valor aos seus esforços.A meditação é excelente ferramenta de auto-ajuda. Mergulhar nas profundezas da própria alma em busca de si mesmo é arte que merece atenção e dedicação.Quando a pessoa se conhece, podem emitir dela as opiniões mais contraditórias que ela não se deixa impressionar, nem iludir, pois sabe da sua realidade.Nesses dias em que as mídias tentam criar protótipos de beleza física, e enaltecer a juventude do corpo como único bem que merece investimento, não se deixe iludir.Você vale pelo que é, e não pelo que tem ou aparenta ser. A verdadeira beleza é a da alma. A eterna juventude é atributo do espírito imortal.O importante mesmo, é que você se goste. Que você se respeite. Que se cuide e se sinta bem.A opinião de alguém só deve fazer sentido e ter peso, se esse alguém estiver realmente interessado na sua felicidade e no seu bem-estar.
Nenhuma opinião que emitam sobre você, deve provocar tristeza ou alegria em demasia.Os elogios levianos não acrescentam nada além do que você é, e as críticas negativas não tornarão você pior.Busque o autoconhecimento e aprenda a desenvolver a auto-estima.Mas lembre-se: seja exigente para consigo, e indulgente para com os outros.Eis uma fórmula segura para que você encontre a autoconfiança e a segurança necessárias ao seu bem-estar efetivo.E jamais esqueça que a verdadeira elegância é a do caráter, que procede da alma justa e nobre.Pense nisso, e liberte-se do jugo da opinião dos outros.
A diferença está em exergar uma opinião ou crítica criativa do que invejosa, mesmo porque ouvir opiniões e críticas faz a gente no aprimorar. A diferença crucial é se você vai levar isso para um lado pessoal ou vai usar em seu beneficio.
Por que nos incomodamos quando falam mal de nós?
Pra começo de conversa, por mais que queiramos, não vamos agradar a todo mundo, e é claro, que não trago nenhuma novidade ao falar isso.Não podemos controlar o que se passa pelas cabeças alheias, aliás, temos dificuldade pra cuidar dos nossos próprios pensamentos e não criarmos tanta besteira.Mas, voltando à pergunta acima:Por que muitos de nós se preocupam com que os outros dizem ao nosso respeito?Sem dúvida, a pessoa afetada quer ser a bonitinha, educadinha, boazinha (falsa bondade) e ganhar aplausos.Êita vaidade!O que importa o que o outro diz?Isto não muda quem você é na realidade.Você é quem é, e será quem puder ser, independentemente se o outro o elogia ou menospreza.É questão de caráter, não venham me dizer que o humano é produto do meio. Por favor, não me digam que se o mundo lhe trata mal, você devolverá na mesma moeda, e será um deliqüente, vítima da sociedade.Você decide ser a vítima!Se mamãe e papai não fizer tudo pro filhinho, ele não vai dar coisa que presta!Tanta coisa que não presta por aí, justamente, porque foram tão mimados e estragados!Não tem nada a ver com A Lei, esta estória de jogar a responsabilidade de sua vida nas mãos dos outros ou de alguma coisa.Você é totalmente responsável pelas suas reações, portanto, também é responsável por ser tão vulnerável à opinião alheia.A única nota que vale realmente é a sua, e a única pessoa que é capaz de te avaliar, é você mesmo. Os outros não sabem os obstáculos superados por você, suas vitórias, sua evolução, por quantos degraus já subiu.Os outros não sabem do seu suor.Portanto, por que dar tanta importância pra aprovação alheia?Quantas vezes você deixa de fazer o que gosta realmente pra agradar e ganhar a aprovação do outro?E o que você ganha com isso?Frustração! Infelicidade! Ao invéz de se sustentar sobre suas próprias pernas, vive encostando em alguém, e quanto este alguém não lhe retribui, você perde o chão.Não é sempre que o outro age conforme seu ideal, e no entanto, você baseia seu humor sobre ele?Sua carência, na verdade, é a necessidade de amor-próprio, pois por mais que o outro lhe ame, nunca é o suficiente, já que seu vazio seria preenchido por você.Até quando você vai continuar se incomodando com que o outro pensa ao seu respeito?Até quando você vai ser dependente emocionalmente do outro?Você não precisa do outro pra te sentir bem, isto é ilusão, você vai se sentir bem realmente ao lado do outro e será uma ótima companhia também, quando estiver bem resolvido(a) e feliz consigo mesmo.Quantas vezes está tudo bem e você estraga tudo e se auto-sabota por causa de insegurança?Você não se segura em você mesmo!Não adianta, se você não começar a gostar de si próprio, do jeito que é, vai continuar querendo que alguém faça por você aquilo que você deve fazer. E vai continuar vulnerável, e se importando tanto quando alguém disser qualquer coisinha que te irrite internamente.Talvez até se for uma pessoa muito amiga, que goste de você, você até dê um ouvidinho pra ela, talvez possa ser uma dica interessante. Mas, o que acontece geralmente, é que você nem dá ouvido pra quem realmente quer o seu bem. Fica prestando atenção em tanta gente desorientada, com suas vidas bagunçadas. Ah! Gente assim não serve pra me aconselhar não, pra eu ficar como elas?Aliás, muitos de vocês são pára-raios coisa ruim né? Esquecem dez elogios, mas guardam aquele rancor, aquele ódio, de unzinho que tocou o dedo na ferida do seu orgulho. Pois bem, cada um decide o que quer fazer com suas vidas, e tem muita gente fazendo burrada!Dei meu recado, espero poder ter ajudado, mas se você quiser continuar elucubrando em cima do mal que disseram de você, é escolha sua ficar nesta vibração baixa, de fracasso, de tristeza, de agonia...Credo!Mas, você decide o lado que quer ficar, do bem ou do mal.Eu prefiro ficar do lado dos elogios (pros outros e pra mim), do lado da minha auto-estima, do lado da segurança em mim mesmo, do lado da compreensão e aceitação, do lado do sucesso!Esta sujeira de fofoquinha, diz que me disse, críticas, este lado mal, tô fora, coloquei na lixeira, quem quiser ficar, façam mal proveito, impossível tirar coisa boa do mal.Você escolhe:Boas ou más sensações.

"O ser e a imagem"

Anthony de Mello.


Se alguem perguntasse quem sou,eu teria de recorrer a coisas registradas na memória,para poder responder.Teria de formar uma imagem cheia de rótulos e na verdade não sou nada disto.EU SOU..Considero-me um ser imprevisivel como a própria vida,que não cabe em qualquer imagem,porque minhas formas são mutantes e meu verdadeiro ser,é inapreensível,impossível de referir.Quando vivemos "adormecidos",levamos conosco uma imagem própria,um 'eu' ideal que nos mesmos fabricamos com retalhos de lembranças e de outras coisas sonhadas por nosso idealismo.Quando alguém diz a nosso repeito alguma coisa que não apreciamos,é a imagem que se ofende,pois ninguém pode ferir aquele que não tem imagem própria.Eu nunca sou a imagem que tenho de mim mesmo,nem aquela que os outros fazem de mim.EU SOU,e o ser não cabe em imagem alguma,porque a transcende.
Você não é mais uma criança que precisa ouvir seus pais porque senão será castigado.Crescemos...O mundo, os outros, sempre te cobrarão uma postura, você corresponderá as expectativas dos outros, se frustando, somente se for uma criança emocionalmente.Qual o interesse em querer agradar os outros, em ser bonzinho?O que se ganha com isso?Existe alguma satisfação em agradar os outros?Vaidade?Como você disse, existem muitos que dizem "façam o que eu digo", sendo que muitas vezes nem mesmo eles fazem.Hipocrisia de lado, os outros de lado...O que importa aqui é sua integridade, é você fazer o que aquela "voz interior" clama.Não são os outros, é você.Por isso, perguntei "Por que nos incomodamos...?"É voltar-se pra si mesmo, não se preocupar em consertar o mundo, mas melhorar a si mesmo, de forma que viva em paz, harmonia, felicidade, aceitando (não significa concordando) a realidade como ela é; se revoltar, só traz choro, tristeza, depressao...Se eu me incomodo, o incômodo é meu, é um sentimento ruim que está me envenenando, me atrapalhando, ele nasce em mim, a fonte dele está dentro de mim.O que fazer com este sentimento? Que existe somente dentro de mim.Mudar o mundo pra parar de sentí-lo?O post é um chamado ao trabalho interno.Ser feliz, apesar dos pesares do mundo.Ser feliz, independentemente dos outros.Não deixar com que os outros tenham a responsabilidade sobre como nós nos sentimos.Não coloque sua vida nas mãos dos outros! O medo também vem de dentro de você!Todos os sentimentos têm suas causas dentro da gente.É importante que não plantemos e adubemos sementes ruins dentro da gente.A coragem vinga, nasce forte, quando você não cultiva a erva daninha do medo.Coloque as mãos na terra!
Essa questão "me sinto mal por falar mal de mim", deriva-se de dois sentimentos:1. Baixa auto-estima: quero ser "bom e aceito" para o outro gostar de mim.2. Perfeccionismo: Quero fazer tudo corretamente, cumprir as regras, para não ser advertida por ninguém.


A minha coragem vem de dentro de mim.Como posso querer que ela venha de outro lugar?Como posso exigir que outro faça por mim, ou me carregue em seus braços?Como posso depender meu ânimo da impermanência do mundo?Só vou levantar da cama se alguém me acordar?A minha coragem vem de dentro de mim.Eu tenho a tarefa de viver a minha vida. Seus critérios funcionam pra você?Que ótimo, então não abra mão deles.Mas se você se sente triste, depressivo, é melhor rever seus conceitos.Pra que insistir em algo que não lhe serve?É tão importante o status social?É tão importante atingir o ideal que seus pais traçaram pra você?Os Estados Unidos, um dos países mais desenvolvidos do mundo, que apresenta maiores concentrações de renda, também tem um dos maiores índices de suícidio.A pessoa que consegue a riqueza, mas na correria para obtê-la, esquece outros valores tão importantes, muitas vezes se vê rica e infeliz, sozinha, cercada de falsos e interesseiros.Quem gosta realmente dela?Será que ela provará nesta vida o beijo de outra pessoa que a ame pela sua essência, não pelo que possue ou aparenta?Este beijo é muito mais gostoso!É um beijo que enriquece a vida, mesmo numa possível pobreza financeira.Óbvio que conveniências sociais e jogos de interesses existem, vivemos numa sociedade cheia de leis, regras para convivência.Eu não pediria demissão de um trabalho que não me satisfizesse, antes de conseguir outro que me desse mais qualidade de vida.É questão de sobrevivência e inteligência.Também não "forçaria" ninguém a engolir minha verdade, simplesmente porque penso que ela seja absoluta, há que se respeitar as verdades alheias.Mas colocar interesses profissionais, financeiros, sociais, encima da felicidade pessoal, pra mim não faz sentido.Dá pra conciliar as coisas!Se você sente tanta satisfação quando percebe aprovação alheia, também se sentirá frustrado quando não a tiver, estará sempre oscilando em função do outro.Mas quando você se aprova, possue uma auto-estima saudável, não cai quando não corresponde à alguma expectativa alheia, você segue tranqüilo, íntegro, não sendo hipócrita consigo mesmo. É preciso se adptar ao mundo, aceitar a realidade, o mundo é isto aqui e não vai se adaptar a você.Mas quando for interagir com este mundo, que você esteja do seu lado, ao favor da sua felicidade, e não se venda para pertencer.Isto faz sentido pra mim!Não faz pra você?Continue sendo feliz do seu jeito! Como você mede o nível "legal" de uma pessoa, pra dizer que uma é legalzinha igual à outra?Seria possível encontrar duas pessoas iguaizinhas assim?Pra depois que passassem pela aprovação deste quesito, você analisasse o outro quesito "ter ou não ter carro".Pra mim, este processo de avaliação também está "pesado".Mas pra isso aqui não virar uma disputa de egos, acho legal não ficarmos opinando nem que somos contra, nem a favor.Acho sadia a discussão, quando ninguém começa a atacar diretamente o outro e nem defender seu lado com unhas e dentes.Como disse antes, é importante respeitar a verdade alheia.Quando você não gosta de uma pessoa é apenas rancor.É um problema que você tem consigo mesmo.Quando você não quer que ninguém goste daquela pessoa aí é inveja mesmo.É um problema que você tem com ela.Quando você não gosta de uma pessoa, não quer que ninguém goste dela e ainda tenta convencer seus admiradores de que ela não vale a pena, aí já é uma patologia grave.Você queria SER ela e ter os amigos e admiradores que ela tem.Ou seja, você tem um problema consigo mesmo, com ela e com o mundo!Entendi com este e-mail que gostar, respeitar, compreender e aceitar o outro é um gesto de crescimento pessoal e de caráter.Mesmo que seja por egoísmo, seja generoso com seus sentimentos.Eu não chamaria de mágica, mas usaria outros nomes como controle/equilíbrio emocional, auto-conhecimento...Acredito que o método que funcione seja particular de cada um, yoga, religião, espiritualidade, Terapia, leituras, florais, LDA, EFT, etc...Cada um descobre suas crenças, não dá pra indicar, ou então, vou parecer uma pessoa que fica convidando os outros para irem pra sua religião, porque esta é a única que salva!Mas eu sempre procuro voltar pra mim mesmo, tomar conta deste mundo meu aqui, sem me importar se os outros vão pensar se eu tenho ou não "sangue de barata".Que mal existe em ser uma barata aos olhos dos outros e ao mesmo tempo zen, em paz consigo mesmo, sem ser tão vulnerável aos imprevistos, à economia ou aos humores dos outros?Uma barata feliz, com seu coraçãozinho batendo forte e sadio!Tem uma mensagem que eu gosto muito, cujo autor eu desconheço, se alguém souber, agradeço se puder informar, taí:"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? A quem tentou entregá-lo,certo!!?? O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir.
REPUTAÇÃO-> o q pensam e dizem sobre você.
CARÁTER-> o que vc é e pensa sobre você.
a reputação é exterior é o q vem de fora, dos outros caráter, é o interior, suas ações e pensamentos."não faremos aos outros o q não queremos que façam conosco"
O vôo do rato - Autor desconhecido
Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadasno tempo da Segunda Guerra, mas que ainda tinha condições de voar...Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roia uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas.Preocupado pensou em retornar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.Então voou cada vez mais e mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem conseguindo assim fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo que era seu grande sonho...Moral da história:Se alguém lhe ameaçar, voe cada vez mais alto...Se alguém lhe criticar, voe cada vez mais alto...Se alguém tentar lhe destruir por inveja e fofocas, e por fim, se alguém lhe cometer alguma injustiça, voe cada vez mais alto...Sabe por quê?Os ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos "ratos", não resistem às grandes alturas. Pense nisso...Desejo a vocês um ÓTIMO VÔO ao longo da sua vida...
APRENDENDO A "RELEVAR.."...
EXERCITANDO O AQUI E AGORA APRENDEMOS TAMBEM A RELEVAR....
Você precisa mesmo defender seu ponto de vista?Sempre que você estiver conversando com alguém, verifique se você está sentindo necessidade de defender seu ponto de vista. Verifique a vontade de tornar a sua opinião mais importante do que a opinião do outro. Se essa vontade de "estar certo" aparecer em você, saiba que é o ego. O ego tem necessidade de estar certo. Para o ego, estar errado é a morte. Para satisfazer sua necessidade de estar certo, o ego se comunica com outros egos através da discussão ou da validação. Na discussão, o ego vê o seu ponto de vista sendo atacado, por isso ele reage e contra-ataca. É interessante perceber os recursos primitivos que ele utiliza, como aumentar o volume da voz, modificar a entonação da voz para torná-la mais dramática, fazer gestos ou posturas ameaçadoras, entre outros apelos emocionais. Já na validação, o ego encontra pessoas com pontos de vista semelhantes aos seus, e assim se sente "entre amigos". Durante a validação, os egos "amigos" se inflam através do ataque às pessoas "que não conhecem a verdade", ou seja, que têm opiniões contrárias às suas. Mas perceba que esses "amigos" só são "amigos" do ego enquanto compartilham opiniões semelhantes. Quando mudam de assunto e as opiniões se tornam conflitantes, a discussão começa novamente.


Enquanto a humanidade continuar vivendo no estágio atual, que é o relacionamento entre egos, não haverá comunicação verdadeira. Enquanto houver necessidade de se defender e atacar, não haverá espaço para ouvir o outro, não haverá espaço para compaixão, que é reconhecer a si mesmo no outro Quando você descobre sua verdadeira natureza além desse ego frágil e carente, não há mais necessidade de se defender, não há mais necessidade de atacar, não há mais necessidade de estar certo. É claro que você pode expor seu ponto de vista com firmeza. Você pode continuar concordando ou discordando, normalmente. Mas você pode se libertar do vício de estar sempre certo, e você pode perder o medo de estar errado. Se você busca a verdade em si mesmo, então deve reconhecer que pode não estar certo todas as vezes. Para sua verdadeira natureza, estar certo ou errado não faz a menor diferença. Estar certo não vai torná-lo melhor do que ninguém, e estar errado não vai torná-lo menos digno. Esse é o princípio da humildade, que precisamos cultivar com urgência.
Você é capaz?De renunciar à necessidade de elogios?De não se invaidecer por eles?De não se abalar diante de um menosprezo?De não se identificar com a imagem que fazem de você?Você sabe que você é mais do que os outros pensam que você é e até mesmo do que você pensa que é?Você consegue se aliviar do peso da reputação?Você tem coragem para ser livre?
Falar mal ?
Ninguém fala mal ou bem, todos falam o que pensam!!!!!!!!!!!Se nos incomodamos com o que os outros falam, é por que não temos confiança suficiente em nossos atos, dar importância ao que os outros falam é desviar o foco da nossa caminhada na vida. Eu vi uma máxima para os faladores.
Diz o seguinte:As pessoas sábias, falam de projetos de evolução de riqueza e outras coisas As pessoas inteligêntes falam de coisas, de bens e outras;- As pessoas mequinhas falam de pessoas.Sempre em frente, sem nos importar com os murmuros a beira do caminho. É a estória do sapo surdo!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: