sábado, 17 de outubro de 2009

POR QUE NÃO FAÇO O QUE SEI QUE DEVO FAZER?


É interessante observar a diferença entre o que sabemos que deve ser feito e o que realmente conseguimos pôr em prática. Não estou me referindo apenas a grandes iniciativas. Na maioria das vezes são pequenas coisas teoricamente fáceis e simples de se fazer, mas que simplesmente não colocamos em prática: evitar certos alimentos, não deixar nada bagunçado, fazer cursos, fazer exames periódicos, consertar o que está quebrado, praticar exercícios, descansar o necessário, dormir na hora certa, praticar meditação... Se todo mundo fizesse o que sabe que é certo fazer, o que a mente racional diz ser o melhor pra nós, todas as pessoas estariam no peso ideal, se alimentando bem, praticando exercício, nossa casa e nosso trabalho estariam sempre organizados, ninguém deixaria pendências para trás, todo mundo teria muitos amigos, não haveria pessoas drogadas e vida seria muito feliz. Algumas vezes não temos consciência de que certas coisas são comportamentos negativos que devemos mudar para viver melhor. Nesses casos, é preciso tomar consciência primeiro pra depois procurar mudar. Mas hoje eu não estou me referindo somente a esses comportamentos inconscientes. Estou me referindo também a coisas que temos total consciência e que poderíamos simplesmente agir diferente, mas de alguma forma, não conseguimos. Olhando aqui pra minhas coisas pessoais, tem tanta coisa que já poderia ter sido resolvido... É camisa faltando botão, roupas pra doar, coisas para organizar. Com relação ao trabalho, muitas idéias que já poderiam ter sido colocadas em prática mas ainda não foram, ou foram colocadas muito depois do que deveriam. Teoricamente, seria muito fácil pôr tudo em prática, pois não exige nenhum esforço sobre humano. Mas, tem hora que dá preguiça, a gente esquece, aparecem outras coisas pra fazer ( muitas vezes menos importantes e colocamos na frente), ou então, vamos em busca de outras atividades mais prazerosas e vamos deixando pra depois o que poderíamos fazer hoje, vai ficando pra amanhã, depois de amanhã e as vezes pra nunca. Se eu fizesse tudo que eu sei que posso e tenho condições de fazer diariamente, meu trabalho já estaria indo muito melhor do que está hoje. Não que esteja ruim, está indo muito bem obrigado. No entanto, tenho plena consciência que poderia estar ainda melhor tomando atitudes simples. Tenho certeza que grande parte das pessoas deve se identificar com o que eu coloquei agora. O objetivo dessas observações não é gerar uma autocobrança excessiva ou sentimentos de culpa e perfeccionismo. Isto seria bastante prejudicial. O objetivo, na verdade, é apenas o de ter consciência que muita coisa pode ser melhorada e procurar compreender o porquê essas travas ocorrem. Bem, mas enquanto eu não melhoro, eu me amo, me aceito e me perdôo profunda e completamente... O ideal é procurar mudar se aceitando ao mesmo tempo.

Por que será que isso acontece com as pessoas? Sabemos que precisamos dar um limite a uma determinada pessoa mas não damos, precisamos no alimentar melhor mas não conseguimos, temos consciência de que devemos mudar determinados relacionamentos mas continuamos da mesma forma... Isso ocorre porque nossas ações são guiadas basicamente pelos nossos sentimentos, e não pela nossa parte intelectual. E o que sentimos e pensamos no dia-a-dia é enormemente influenciado por emoções bloqueadas que temos de coisas que já passaram. Vou explicar melhor. Na vida de qualquer pessoa, vai haver um grande numero de experiências negativas: brigas, perdas, frustrações, situações de medo, tristeza, raiva, culpa. São vários eventos que ocorrem desde a infância até a vida adulta.
O que significa ter uma emoção bloqueada? Significa reter uma emoção negativa de algo que já foi. Sentir algo negativo ao pensar em determinado fato. As vezes é bastante fácil de identificar uma emoção bloqueada. Basta lembrar de um fato passado negativo e ficar atento ao que você sente hoje ao pensar no que ocorreu. Se você lembrar de algo que passou e ainda sentir um desconforto emocional, qualquer que seja, você acabou de identificar uma emoção bloqueada. Esse desconforto pode ser raiva, mágoa, tristeza, medo, culpa, frustração, pena etc... Essas emoções bloqueadas vão se somando, se sobrepondo umas as outras. Esse material guardado afeta diretamente a forma como nós sentimos, pensamos e agimos. Ter emoções bloqueadas gera sentimentos e pensamentos negativos. Causa preguiça, irritação, incompreensão, cansaço, auto-sabotagem, procrastinação, ansiedade, pode causar depressão, vícios, obesidade, gera reações emocionais desproporcionais a fatos que ocorrem no presente, enfim... A *EFT (técnica para auto limpeza emocional,é uma técnica excelente para limpar emoções negativas bloqueadas, é certamente uma das mais fáceis e eficazes. No manual da EFT é ensinado o Procedimento para Paz Pessoal, que é justamente uma forma de fazer uma limpeza profunda dos sentimentos guardados, utilizando a EFT. A limpeza dos bloqueios melhora a forma como sentimos e pensamos, trazendo paz interior, clareza mental, diminuição dos níveis de ansiedade. Tudo isso vai se refletir nas nossas ações e na parte física. Assim você começar a aprender a técnica para se auto aplicar.
*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) - pode também ser chamada de "Acupuntura Emocional sem Agulhas".
TÉCNICA: A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte-americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada. O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos (que são chamados de meridianos na medicina chinesa), enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes canais energéticos dos meridianos são os mesmos ativados durante a terapia da acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma "versão emocional" desta primeira técnica. No entanto, não há necessidade de nenhum tipo de agulha! O desbloqueio da energia é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, ao mesmo tempo em que o paciente está sintonizado no problema que ele relembra através da repetição de frases lembretes (frases que trazem à tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados). Essas frases servem para lembrar ao cérebro (ou seja, ao sistema energético cerebral) o que está sendo tratado, desbloqueado, curado. Este processo é simples, porém, muito poderoso, trazendo resultados profundos e duradouros. A frase lembrete funciona como na técnica de PNL - Programação neurolinguística. No entanto, a ativação dos meridianos não funciona como numa massagem do tipo shiatsu, ou de qualquer outra técnica, apesar de usar os mesmos meridianos. Este método é uma 'combinação' que se baseia neste conhecimento milenar oriental que nos ensina que a "doença é testemunha de um obstáculo para a realização do Caminho da Vida" e em outras técnicas complementares de fixação. A EFT pode ser usada para eliminar emoções negativas e também para fixar emoções positivas no nosso cérebro. A EFT é um método próprio e sua aplicação tem particularidades que obtém uma eficácia acima da média, sendo ao mesmo tempo simples de aprender.
PROCEDIMENTO: O grande diferencial do método é que os bloqueios emocionais são trazidos à tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas pela conversa, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas (estímulos) nos terminais dos canais energéticos. Isso aumenta bastante a eficácia da técnica quando comparamos com outros processos. Ou seja, o método combina sempre "falar e pensar" nas questões bloqueadoras, ao mesmo tempo em que se desbloqueiam os meridianos e se enviam as informações ao cérebro. Os resultados da aplicação desta técnica é a resolução definitiva de problemas emocionais e consequente a eliminação da dor ou da doença! Isso acontece normalmente de forma rápida até mesmo para aqueles problemas que estão profundamente enraizados e que a pessoa vem tratando há anos de forma tradicional sem resultados permanentes. Na primeira consulta, o paciente já pode dominar a técnica que é complementada com instruções fornecidas pela TERAPEUTA
RAPIDEZ:Uma única sessão é geralmente suficiente para eliminar completamente uma fobia, para tratar a dor de uma memória traumática, de uma mágoa, ou eliminar um condicionamento psíquico, uma dor física, uma dependência, um vício. Alguns problemas, no entanto, exigem persistência e habilidade para que se atinja o objetivo desejado. Ainda assim, os resultados são obtidos bem mais rapidamente do que em outras técnicas terapeuticas. As sessões iniciadas com o terapeuta podem e devem ser continuadas em casa pelo próprio paciente até a eliminação completa do problema.
Não há contra-indicações e o resultado é permanente. Apesar da desconfiança que esta afirmação possa gerar, ela é verdadeira e pode ser comprovada. Existem muitos testemunhos para confirmá-la. As emoções negativas interrompem o fluxo energético do corpo e causam as doenças: Aprendemos na EFT que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema, e uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece e consequentemente a dor. A EFT é talvez a técnica mais eficaz que existe para restabelecer este fluxo, e é por isso que os resultados são bem expressivos. O estimulo dos meridianos através de leves batidas, conjuntamente com a repetição da frase afirmativa e o uso da cinesiologia aplicada, farão com que a emoção negativa deixe de enviar informações capazes de desequilibrar o fluxo energético do corpo físico e, portanto, eliminarão o problema! Não devemos esquecer que o colóquio entre o terapeuta e o paciente é, sem dúvida, a base para encontrar o 'Fio de Ariadne' que levará ao completo desbloqueio e, consequentemente, à libertação definitiva. Somente com o autoconhecimento profundo poderemos fazer o caminho da nossa Lenda Pessoal! Se nosso Eu Interior em contato com o nosso Guia nos oferece essa ferramenta de autoconhecimento e libertação, por que não usá-la?

O que posso tratar com a EFT? Basicamente, qualquer dificuldade emocional ou sentimento negativo: Raiva,Mágoa,Tristeza,Depressão,Ansiedade,Obesidade,Dependência,Insônia,Claustrofobia, medo de altura, de multidão, síndrome do pânico,Medo de falar em público,Medo de dirigir,Medo de animais e insetos.E outras fobias não citadas aqui nesta lista Memórias traumáticas (de acidentes, violência, seqüestro, assalto, de guerra...) Transtorno do estresse pós-traumático, e etc.Todas as dependências: cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida, roer unhas, etc.Casos de dores: dores crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, dor de coluna, dores nas juntas, dores nos tendões, cólicas menstruais, dores devido a traumas físicos novos ou antigos e todas as dores não listadas aqui. Geralmente, são obtidos resultados muito rápidos e definitivos no alívio de quase todos os problemas físicos como: Pressão alta.Diabetes,Arritmia,cardíaca,ArtriteAsma,Alergias de todos os tipos,Rinites e sinusites,Enxaquecas,Dores lombares e articulares,Torcicolo, etc.Mas como poderia ser possível melhorar males físicos se a EFT é para problemas emocionais? Na visão da medicina oriental, que faz uso da acupuntura e de outras terapias holísticas, há uma conexão inseparável entre as doenças físicas e os problemas emocionais. Este conceito está se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas e até mesmo pelas pessoas comuns no ocidente. Estamos percebendo que devemos tratar o homem de uma forma holística e integrada. Caso contrário, não conseguiremos uma vida equilibrada e harmoniosa. Finalmente, concluímos que quando aliviamos os sentimentos negativos com a EFT, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente. Podemos ainda aplicar a EFT de forma positiva para poder enfrentar, por exemplo, uma apresentação em público, uma prova, um exame, um vestibular, uma viagem de avião, e até um chefe furioso! Cinco minutos bastam e nossa ansiedade desaparece! Não há como negar que nosso bem estar é fruto do equilíbrio emocional, não é mesmo?
Técnica de Libertação Emocional (Acupuntua sem Agulhas)
1 hora a sessão R$ 40,00

Nenhum comentário: