terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CRENÇAS LIMITANTES,O DITADOR INVISÍVIL!

Crenças limitantes, o ditador invisível‏

Crenças limitantes, o ditador invisível
Crenças limitantes são traiçoeiras.
Crenças limitantes geralmente são invisíveis.
Elas estão bem na nossa cara e não as notamos.
E apesar disso, determinam nossos comportamentos, nossas atitudes.

Pense em algo que não tem muita vontade de fazer.

Se você diz ou pensa

Isto é muito chato de fazer
Nao gosto de fazer isto
Isto dá muito trabalho
Isto não tem sentido
Não é minha responsabilidade
Estou perdendo tempo
Só de pensar me dá preguiça
etc.

Saiba que cada um desses pensamentos é uma crença limitante.

Para maioria das pessoas, é uma surpresa saber que essas frases tão comuns sejam crenças limitantes.

Às vezes nem temos consciência desses pensamentos.
No entanto, sentimos algo desagradável em nosso copo:
uma moleza, preguiça, tensão nos ombros, etc.
Ou ficamos mal-humorados, desanimados, irritados.

O que há por trás dessas sensações e sentimentos desagradáveis?

São aquelas mesmas crenças - só que não temos consciência delas.

O problema com as crenças limitantes é que elas limitam nossas possiblidades.
Nós agimos de acordo com essas crenças.
Fazemos coisas inúteis ou que nos prejudicam.
Deixamos de fazer coisas importantes - mesmo sabendo aonde tudo isso vai nos lebar.

Se eu digo que aquele trabalho é chato, eu tenho as reações e comportamentos de acordo com isso.
E tenho os resultados coerentes com tudo isso.

Seria muito estranho se eu dissesse que o trabalho é chato, que estou perdendo tempo e ao mesmo tempo estivesse sorridente, executando o trabalho com muito prazer e satisfação. Afinal, eu tenho que manter a coerência...

MARA ANGELINNA

Nenhum comentário: