segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VOÇÊ SABE O QUE É AUTO ESTIMA?


Muitas pessoas pensam quando se fala em auto estima, que para gostar de si mesmo é preciso ficar grande parte do tempo frente ao espelho e dizer coisas que elevam sua estima. Podemos também fazer isso, mas não significa que seja apenas se olhar no espelho e dizer coisas bonitas para si mesmo. Auto estima, como o nome já diz, é reconhecer de verdade seu auto valor.

É se sentir valorizado(a) por si mesmo e pelo outro. Auto valorização é reconhecer suas competências, é saber de suas capacidades e habilidades. Valorizar a si mesmo é permitir estar bem com as pessoas e situações! Mas e quando acontece o contrário, por exemplo, quando não se sente bem em estar com os outros ou sentir aquela espécie de mal estar o tempo inteiro?

Se a pessoa de alguma forma se desvaloriza se sentindo ‘menos’ ou ‘inferior’ diante dos outros, então isso é um sinal bastante frágil de uma baixa auto estima. Esse sentimento de inferioridade é causa principal de inadequação diante dos outros numa reunião social ou em uma festa, quando temos aquele tipo de sentimento de que os outros são mais importantes do que nós e etc.

Se sentir bem consigo mesmo, estar bem com os outros, ter aquele tipo de sentimento que somos valorizados e conseqüentemente valorizamos também o outro, são sinais de saúde e bem estar! Hoje em dia a gente ouve muito falar em saúde, bem estar e qualidade de vida e a maioria das pessoas imaginam que isso está relacionado com a alimentação saudável e uma vida regrada pela malhação.

Uma caminhada, estar ligado a uma academia, associar uma dieta ou o que é melhor, mudar seu estilo de vida, são aspectos muito importantes para uma vida saudável, porém se a auto estima estiver em baixa, pouco irá ajudar suar a camisa em uma academia. A psicologia ensina que podemos gerar mudanças a partir de novas atitudes bem como mudando certos hábitos e estilos de vida em nosso ambiente.

Se voce gerar mudanças a partir de dentro, com novas atitudes e novas formas de pensar, com certeza vai provocar forte impacto em seu ambiente e potencializar qualquer coisa que quer fazer ou mudar. Você também poderá fazer o inverso e começar por uma academia ou por outra forma que sabe que irá se sentir melhor. Irá notar que também dessa forma as coisas começam a tomar um rumo diferente e com o tempo a gente percebe que algo em nós começa a mudar.

Qualidade de vida, saúde e bem estar acontece quando misturamos estes ingredientes no dia-dia e sem duvida encontrar meios para que voce possa se sentir valorizado(a) por si mesmo e pelos outros. Podemos dizer que há um “eixo psíquico” que interliga nosso ‘eu’ com o ‘outro’ e dessa forma quando estamos bem também o outro está bem conosco. Isto é um fato.

Encontre meios de valorizar em si mesmo o que voce tem de melhor, potencializa isso durante o seu dia, diga para si mesma o quanto voce é boa nisso ou naquilo, reconheça seus valores e potencialidades, honestamente, e vai alimentando isso. Com o tempo irá perceber o quanto voce melhorou consigo mesma e com os outros!

Nenhum comentário: