quarta-feira, 3 de junho de 2009

A TERAPIA FLORAL


A Terapia Floral (reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde), assim como a Homeopatia, a Acupuntura,o Reiki, a Cromoterapia, a Cristalterapia e outras terapias conhecidas como alternativas, faz parte do que se conhece como Medicina Vibracional, que leva em conta não apenas o Corpo Físico, mas também campos energéticos sutis associados, também chamados de aura, centros de força chamados chackras, canais por onde flui a energia chamados nadis, além dos meridianos e pontos de acupuntura.
O criador dos florais foi um respeitado médico inglês em meados de 1917 que desenvolveu seu próprio método de cura.A Terapia Florias de Bach oferece um apoio emocional para que você possa enfrentar as dificuldades do dia dia,tratando como se sente.A lógica é se você estiver bem a doença não se instala,ou se já estiver instalada ¨derrete como gelo no sol¨como gostava de comparar Edward Bach.Restaurar o equilibrio das emoções é a função básica dos Florais,definidos como essências vibracionais que atuam a nível energético.Se tratarmos a causa a doença desaparece.Melhor ainda se tratarmos a desarmonia quando ela primeiro se manifestar ainda em nível vibracional,nem sequer adoeceremos.É o Princípio da medicina preventiva,cujo foco é a manutenção da saúde.Que tem como objetivo tratar o doente e não a doença, curando a causa e não os sintomas, visando a sua harmonia, equilíbrio, paz e saúde, por métodos simples e naturais, integrando os diversos aspectos que compõem o ser humano.Um sistema de CURA simples,natural e efetivo.Tão natural que não tivesse efeitos colaterais,sendo incapaz de causar qualquer mal.É absolutamente eficaz uma vez dado o Floral certo para a condição a ser tratada,ela seria curada,independente de qualquer influência.Dr.Bach não desejava combater apenas problemas físicos, mas estados mentais de desequilíbrio que são a origem das doenças, inclusive as físicas. Segundo o Dr. Bach, um remédio deve agir sobre as causas das enfermidades e não sobre os seus efeitos. As essências florais são o resultado da transferência da energia vital das plantas e flores para a água, o solvente universal. São umas das modalidades de curas vibracionais ou terapias energéticas.Os Florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento da pessoa, ao invés de tratar as doenças físicas. A medida que aumenta a vitalidade do paciente, surgem dentro dele os meios para sua recuperação.Chegou a conclusão de que a doença tem sempre origem na mente e os sentimentos reprimidos emergirão primeiro como conflitos mentais e mais tarde como doenças físicas. Os Florais de Bach são de ação benigna, não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.
Pensamentos do Dr. Bach
A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais". "Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções"."As doenças reais e básicas no homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição... tais defeitos é que constituem a verdadeira doença..., e a continuidade desses defeitos, se persistirmos neles,... é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades"."Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético"
Dr. Bach dividiu as emoções e sentimentos humanos em 07 grandes grupos e classificou em 38 situações que geram desequilíbrios físicos e mentais, causados pelas emoções que vivenciamos. Para cada uma das 38 situações tem um floral específico para tratamento.
Os 07 Grupos básicos e as ramificações das emoções e sentimentos:
1. PARA OS QUE SENTEM MEDO* Pânico, terror.* Para aqueles que sentem medos cuja origem é conhecida: medo de viajar, de morrer, de ser assaltado, de se ferir, de dirigir, etc. Tímido, reservado, inibido.* Medos vagos ou indefinidos.Medo de perder o controle si mesmo.* Temerosos com o que de ruim possa acontecer com seus entes queridos.
2. PARA OS QUE SOFREM DE INDECISÃO* Aqueles que não confiam em suas próprias opiniões e sempre procuram apoio na opinião alheia. * Para os desanimados, pessimistas e céticos.* Os que perderam a fé e a esperança e acham que não vale a pena continuar lutando.* Para aqueles indivíduos que sentem cansaço físico e mental. Desinteresse pelas tarefas cotidianas.* Para aqueles que oscilam entre duas diferentes opções. Indecisos, confusos, hesitantes, instáveis.* Para aqueles que não descobriram sua vocação.
3. PARA OS QUE SENTEM DESINTERESSE PELAS CIRCUNSTÂNCIAS ATUAIS* Para os distraídos, desatentos, que vivem sonhando acordado.* Para aqueles que estão sempre repetindo os mesmos erros. Dificuldade de aprendizado.* Para aqueles que vivem lembrando do passado com pesar e saudades. Nostálgicos, saudosistas.* Que deprimem de repente e sem uma causa definida.* Para aqueles que sofrem com pensamentos repetitivos e que se fixam na mente.* Para aqueles apáticos, sem ambição, resignados com a vida. Entregam-se sem lutar.* Para aquelas pessoas que se sentem exauridas física e psiquicamente. Esgotamento total, sem força, cansaço.
4. PARA OS QUE SOFREM DE SOLIDÃO* Para aqueles indivíduos impacientes, irritados, inquietos, intolerantes, tensos e nervosos.* São egoístas e egocêntricas. Falam o tempo todo de si e monopolizam a conversação.* São talentosos. São elitistas, desprezam os outros. Frieza emocional e grande auto-valorização.
5. PARA O QUE SÃO EXCESSIVAMENTE SENSÍVEIS ÀS INFLUÊNCIAS E OPINIÕES ALHEIAS* Para aqueles indivíduos que sofrem interiormente, mas que procuram dissimular exteriormente.* Para aqueles incapazes de colocar limite nos outros. Não sabem dizer não. Influenciáveis.* Se deixar influenciar por idéias alheias podem desvia-lo do caminho próprio. * Para a inveja, raiva, desejos de vingança, ciúmes, desconfiança e ódio.
6. PARA O DESALENTO E DESESPERO* Sentem vergonha de si mesmo, não se aceitam, sentem-se impuros.* Para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados.* Falta de auto-confiança. Estão sempre na expectativa de fracassar. Auto-censura.* Para aquele indivíduo que é um grande batalhador, que assume muitas atividades e responsabilidades a ponto de perder o limite de suas forças. Ele acaba por se sentir exausto e desalentado, mas nem pensa em desistir.* Auto-condenação e recriminação, até quando o erro é dos outros. Remorso. Incapazes de se perdoar.* Para aqueles que necessitam de conforto após algum infortúnio. Para choques e traumas.* Para os casos extremos de angústia e desespero no qual a pessoa sente que está no limite da resistência. Depressão, tristeza. Não enxerga uma saída para sua situação desesperadora.* Para as pessoas profundamente negativas que se sentem injustiçadas. Colocam a culpa nos outros pelos próprios infortúnios. Ressentidos, amargos, invejosos e rancorosos. Autocomiseração. Sentem-se vítimas do destino.
7. PARA OS QUE SE PREOCUPAM EXCESSIVAMENTE COM O BEM ESTAR DOS OUTROS* Para aquelas pessoas que estão sempre controlando os outros. São possessivas, egoístas e manipuladoras.* Para aqueles que são demasiadamente críticos, arrogantes, intolerantes, racistas. Costumam julgar e condenar os outros.* Para aqueles indivíduos que se entregam de modo extremado a uma causa ou idéia. Fanáticos, não toleram as injustiças. Tensos, muito ansiosos e estressados. Entusiasmo excessivo.* Para aqueles que procuram impor suas vontades sobre os outros.* Personalidades muito fortes.* Para aqueles que são extremamente exigentes consigo mesmo e desejam ser um exemplo. Rigidez moral e negação de suas necessidades.
Durante o processo de cura da pessoa, com o sistema floral existem três fases ou momentos fundamentais, pelos quais o indivíduo passa:
1. O DAR-SE CONTA – Fase inicial, onde há localização de uma situação mental, emoção perturbada, permitindo ao indivíduo se dar conta do que está por trás dos sintomas em profundidade. Nessa fase são individualizadas essências que correspondam de forma específica a esses estados. É uma fase onde o indivíduo reconhece, torna-se claro dentro dele a motivação interna, o como, o quanto e porquê da doença física ou mental.
2. A MUDANÇA – Nessa fase a pessoa cresce internamente, obtém benefícios, age com segurança e determinação. Faz uma verdadeira aprendizagem, ou seja, muda de conduta.
3. O NOVO SER QUE SURGE – Representa a fase final, encerrando o ciclo de cura. A pessoa se sente peculiar, distinta das outras e atua por ela mesma no máximo de suas possibilidades. Constitui num tipo de auto-descoberta. Uma elaboração de seus conflitos ou emoções, que emergiram através de extratos ou camadas. É um ser novo, aprendeu agora a dinâmica da vida, a enfrentar e reverter situações adversas, negativas.
As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive.
O objetivo da TERAPIA FLORAL é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde freqüentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.
Flor, em grego, significa o melhor de. Uma planta floresce quando ela está vivendo o seu melhor momento de vitalidade e energia, ou seja, quando vive o momento mais puro e divino de sua existência. E a flor (a parte sexual da planta) fica em contato com o céu (o divino) e polariza o equilíbrio emocional com o homem (parte sexual ligada a Terra - o físico). As flores sempre acompanharam o homem em todas as fases de sua vida: desde o seu nascimento, datas especiais como o aniversário, batizado, casamento, comemorações, jantares, etc e até o momento de sua última despedida nesta vida (velório).
Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc. Também podemos administrar os florais para animais e plantas, com resultados animadores e, muitas vezes, surpreendentes.
» Teoria da Relatividade de Einstein e as Essências Florais. As essências florais atuam nas reações físicas do organismo e os remédios alopáticos nas ligações químicas. O princípio básico das ligações físicas está na teoria da relatividade de Einstein, ou seja,massa é igual a energia condensada. Nosso organismo é massa, portanto, energia condensada composto de células que são formadas por prótons, nêutrons e elétrons. Ou seja, nosso corpo, pela sua própria composição é capaz de emitir e captar energia.As flores são massa, portanto, também possuem células que por sua vez são compostas de prótons, nêutrons e elétrons. Quando a energia de um floral entra em contato com a energia de nosso organismo existe a mudança de composição que vai ajudando na melhora dos sintomas e, consequentemente, ajudando a perceber o que se deve mudar para se ter uma vida melhor.
» Teoria Quântica e as Essências Florais.O corpo humano trabalha através de ligações físicas e químicas. Na verdade, é captador e receptor de energia. Exemplo: um controle remoto, um celular, transmissões via-satélite... tudo isso é possível graças a física quântica. Ou seja, uma energia é capaz de interferir em outra de mesma freqüência. O organismo também emite energia dependendo de como funciona: se estamos tristes, emitimos um tipo de energia, se estamos alegres geramos outro tipo. As flores, assim como todo ser vivo, também possuem suas configurações energéticas. Então, quando o paciente toma um floral, aquela energia que foi tirada das flores para um determinado problema ou dificuldade emocional que está passando, interfere na sua energia fazendo com que tenha um maior equilíbrio emocional.
» O que é uma essência vibracional conforme documento apresentado ao Ministério da Saúde no Brasil?"Define-se essência vibracional como o preparado natural, artesanal, que traz registrado em seu conteúdo o padrão vibracional de uma ou diversas manifestações da Consciência originária da Natureza, que entram em ressonância com o campo da Consciência de pessoas, grupos, coletividades, animais, ambientes e ecossistemas, agindo como princípio catalisador que ativa processos de expansão e transformação da consciência, despertando seus talentos, virtudes e potenciais latentes, e resultando na restauração da paz, harmonia e equilíbrio. Pela sua própria natureza vibracional, as Essências Vibracionais não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, como tem os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Elas não são medicamentos e não substituem com estes meios, sem interferir na ação dos mesmos, pois não possuem princípios ativos de natureza material. Elas atuam por ressonância vibratória entre campos mórficos. Apesar de serem utilizadas prioritariamente na forma de gotas a serem ingeridas, sua indicação para terceiros não se configura como prescrição de medicamentos, podendo então sua indicação ser habilitada a profissionais de quaisquer áreas, desde que capacitados profissionalmente para fazê-lo" Fonte: Documento elaborado em outubro de 1998, resultado de um longo trabalho realizado pela união dos produtores, distribuidores de essências vibracionais, sindicatos, terapeutas experientes e representantes e entregue ao Ministério da Saúde em Brasília, a fim de liberar as essências florais nas farmácias, uma vez que havia uma ação equivocada da Vigilância Sanitária em todo o Brasil, com relação aos florais.
» Parecer Técnico do Ministério da Saúde (Vigilância Sanitária) sobre as Essências Florais"Respondendo Ofício nº 01/98 referente Essências Vibracionais, informo que as essências florais, tais como apresentadas pelos Sindicatos e Associações Produtoras, não constituem matéria submetida ao regime de vigilância sanitária, a teor da Lei nº 6360, de 23/09/1976 e seus regulamentos, não se tratando de medicamentos, drogas ou insumos farmacêuticos. Tal fato não exime, no entanto, a responsabilidade das empresas pela produção e comercialização dessas substâncias dentro dos padrões de qualidade adequados ao consumo da população. Neste sentido, na comercialização e venda dessas substâncias, não podem ser apresentadas indicações terapêuticas com finalidades preventivas ou curativas, induzindo o consumidor ao erro ou confusão. Brasília, 23 de outubro de 1998." Fonte: Ofício SVS/GABIN/ Nº 479/98.
» A Posição da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Desde o ano de 1976, quando a medicina popular foi incorporada nos programas da OMS, o hiato entre os sistemas moderno e tradicional parece ter se estreitado em alguma extensão.O Dr. H. A W. Forbes, consultor da Organização Mundial De Saúde (OMS) para assuntos relacionados à medicina tradicional, declarou em seu parecer sobre a terapia floral: “Os remédios florais parecem trabalhar segundo o mesmo princípio da homeopatia – eles transmitem um padrão de energia. Eu próprio, em minha prática médica, tenho usado as essências florais de maneira crescente durante os últimos 17 anos...”. (Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization-WHO, 1983).Um genuíno interesse em muitas práticas tradicionais agora existe entre os profissionais da medicina moderna e um número crescente de praticantes dos sistemas indígenas, tradicionais ou alternativos estão começando a aceitar e usar algumas das tecnologias modernas. Além disto, alguns administradores da saúde nos países em desenvolvimento têm recomendado a inclusão de terapeutas tradicionais (alternativos) no cuidado primário da saúde com base no fato de que tais profissionais estão inseridos nos fundamentos socioculturais do povo e que os mesmos são via-de-regra altamente respeitados e detentores de conhecimentos e experiência prática em seus trabalhos.Considerações econômicas, as distâncias a serem percorridas em alguns países, a força das crenças tradicionais, a indisponibilidade de profissionais de saúde, particularmente no interior e zonas rurais, fatores estes que em conjunto influenciaram esta recomendação. Um treinamento adequado e programas de orientação para práticos de saúde foram desenvolvidos em vários países.Os estados membros da OMS estão atualmente engajados na preparação e implementação de estratégias que atinjam todos os povos as quais permitam que eles levem uma vida social e economicamente produtiva. Para atingir esse objetivo, a OMS aconselha aos administradores de saúde dos países em desenvolvimento a considerarem e incluírem em seus programas e práticas de atendimento em saúde pública os vários tipos de profissionais populares de medicina. Esta recomendação foi endossada pela International Conference on Primary Health Care ocorrida em Alma-Ata em 1978.A Declaração de Alma-Ata que descreve os cuidados primários com a saúde refere-se explicitamente à necessidade de uma variedade de profissionais de saúde, incluindo práticos tradicionais de medicina complementar, os quais deveriam ser social e tecnicamente treinados para trabalhar em equipes de saúde pública e responder às necessidades expressas da comunidade.Dentre as várias modalidades consideradas pelos grupos de estudos, particularmente com relação à terapia floral, a OMS assim se posicionou: “Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”Fonte: H.A.W.Forbes, Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization – WHO, 1983.» Portaria 917 do Ministério da Saúde do Brasil"Em 5 de maio de 2006, o Ministério da Saúde baixou a Portaria 917, incluindo as medicinas complementares, dentre as quais a fitoterapia e as essências florais, no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Portanto, a população já pode reivindicar o atendimento com florais nos Postos de Saúde de cada cidade brasileira. Acreditamos que a regulamentação da produção dos florais não deverá demorar muito. A Terapia Floral já está sendo ensinada e pesquisada em conceituadas universidades do Brasil e de diversos países. Existem teses de doutorado, dissertações de mestrado e milhares de monografias, além de publicações científicas sobre a Terapia Floral, principalmente no Brasil".
Aonde encontro as Essências Florais?Se você deseja tomar as essências florais, primeiramente, consulte um TERAPEUTA FLORAL ou profissional com especialização em essências florais.Posteriormente, avie a sua receita numa farmácia homeopática ou de manipulação.

Nenhum comentário: