quarta-feira, 27 de maio de 2009

TERAPEUTA HOLÍSTICO

TERAPEUTA HOLÍSTICO

DO QUE SE TRATA?

Há muita falta de informação a respeito do papel do Terapeuta Holístico.
O Terapeuta Holístico atua de uma forma, enquanto o médico atua de outra. Não se deve excluir nem substituir o outro. A complementação seria o indicado.
Os Terapeutas Holísticos cuidam do corpo energético, que circunda e interpenetra o corpo físico. Uma das Medicinas mais antigas (5.000 anos), já tem conhecimento sobre esse nosso campo e a física já comprovou que matéria é energia condensada. Quando temos uma doença no corpo físico, há um bloqueio ou desequilíbrio que corresponde no corpo energético. As doenças se manifestam primeiramente no campo energético, somente após se manifestando no corpo físico, portanto devemos tratar ambos.
Cada um em seu papel, Terapeuta Holístico e médico, tratam dos corpos físico e energético. Sendo ambos agentes da saúde e cuidando de suas especialidades. Devemos dar importância à todas modalidades de cura, pois CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.seria incompleto do contrário.
Jamais concordei com o termo Terapias Alternativas, pois, para mim sempre foi dado a conotação de substituição, ou uma ou outra. Pois, ao contrário, tanto a medicina convencional como a Terapia Holística devem ser complementares, pois esta última somente aceleraria o processo de cura da primeira.
As pessoas que consulto que muitas vezes estão com acompanhamento da medicina convencional, tendem a querer abandonar o tratamento ou deixar de tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico, o que discordo e peço que falem com eles na medida em que forem se sentindo melhores.
É importante saber que o corpo energético não apenas se encontra em íntima relação apenas com o corpo físico, mas também com a psique de cada um de nós. E que as Terapias Holísticas contribuem não apenas para a saúde física, mas também para a psíquica. Portanto, são métodos complementares não apenas para aqueles que se tratam com um médico, mas também para aqueles que se tratam com um psicólogo ou psiquiatra. Afinal, é objetivo das Terapias Holísticas favorecer a harmonia do ser humano como um todo, não apenas de parte dele.

TERAPIAS HOLÍSTICAS E FÉ

Terapias Holísticas não são formas de religião, nem são ligadas a religião alguma.Também não exigem o uso da fé para funcionarem, quer por parte do cliente, quer por parte do terapeuta. Não é preciso acreditar em nada. A experiência mostra que as Terapias Holísticas funcionam mesmo em clientes totalmente céticos.

TERAPIAS HOLÍSTICAS, RESPONSABILIDADE E ESPIRITUALIDADE

O Terapeuta Holístico deve conscientizar o indivíduo a assumir responsabilidade a fim de transformar sua vida, de desenvolver-se integralmente (isto é, física, psicológica e espiritualmente), de tornar-se um ser humano pleno e realizado. Pois saúde, no seu sentido holístico, é ser um ser humano desenvolvido e em harmonia com seu eu profundo e com o todo.
O Terapeuta Holístico busca incentivar o cliente buscar valores evolutivos sob os quais viver e a praticar a introspecção,a fim de conhecer a si mesmo ("conhece-te a ti mesmo" pode ser considerado, neste sentido, a grande máxima da cura no sentido holístico).
O Terapeuta Holístico pode dar sua opinião sobre alguma questão que seja levantada durante as sessões (muitas terapias holísticas têm a propriedade de trazer para o consciente material psíquico oriundo do inconsciente). No entanto, a sua opinião deve ser dada menos como uma orientação de como viver a sua vida e mais como uma seta indicando o que o cliente deve buscar.
Terapeutas Holísticos costumam ter consciência de que cada um é responsável pela sua saúde e de que sua cura está sempre dentro de si mesmo. Assim, o terapeuta holístico (energético) não é um “curador”. É um facilitador da cura, auxiliando o cliente a curar-se a si mesmo. Sabem que toda cura é, na realidade, uma auto-cura.
O Terapeuta Holístico sabe também que a melhor energia para harmonizar o corpo energético de uma pessoa é a do amor incondicional.

TERAPIAS HOLÍSTICAS, O CORPO FÍSICO E MENTAL

É necessário a conscientização de que o fato de uma pessoa se submeter a um tratamento energético não deve deixá-lo preguiçoso no que diz respeito aos cuidados com seu corpo físico. Devemos substituir emoções e pensamentos negativos por emoções e pensamentos positivos.
Profundamente interessada nas medicinas vibracionais, em áreas holísticas onde o homem é visto como um todo e com foco em seu corpo energético, busquei todo conhecimento que pude sobre o assunto.

Nenhum comentário: